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Vida de varejista não é mole não! – Parte 3

Vida de varejista não é mole não! – Parte 3

Posted on
26 de setembro de 2017
by Brasil

Atirando num alvo em movimento

Eu adorava filme de bang-bang. Torcia pelos os índios. No final perdiam sempre. Menos o Tonto porque era amigo do Zorro.

A cena que mais gostava era quando os índios cercavam a caravana e cavam rodando em círculos atirando contra as carroças.

Dá para entender porque morriam mais índios do que mocinhos. Privilegiados por Hollywood, os homens da caravana podiam ficar protegidos e atirar nos índios que se moviam sempre para o mesmo lado montados em enormes cavalos e sem proteção nenhuma. Já esses coitados tinham que atirar e galopar ao mesmo tempo.

Prever a venda de um produto é mais ou menos brincar de índio. É difícil acertar no alvo, principalmente se a gente não senta para aferir a mira.

Como saber o que o cliente vai comprar. Se fosse um cliente só era mais fácil. Mas a combinação de muitos clientes com muitos produtos faz com que PREVISÃO DE DEMANDA seja uma tarefa inglória.

São tantos os fatores que influenciam a venda!

Começamos pelo tipo de loja e o público que a frequenta. Podem preferir determinados tipos de produtos, mais ou menos sofisticados, caros ou a preços mais populares.

Lojas em cidades litorâneas tendem a vender certos produtos que dificilmente são vendidos em lojas do interior.

Então o jeito é descer do cavalo, achar um ponto de apoio para melhorar a pontaria.

Comece a observar o perfil da venda do produto.

Ele vende todos os dias do mês? A venda é diferente conforme o dia da semana? Ela á mais forte no início, durante, ou no finzinho do mês? A venda oscila de acordo com o preço?

Teve ruptura nos últimos dias? Isso influencia na venda. Algum produto concorrente em promoção?

Produtos cuja variação de venda diária é baixa são bastante fáceis de prever. Você pode se basear na venda da última semana, quinzena ou mês.

Mas se o produto é daqueles que parece que nunca vende a mesma coisa, então, cuidado com a média!

Nesses casos, quando nos baseamos na média de vendas, significa que na metade das vezes estamos acima e na outra metade abaixo do que realmente está acontecendo.

Por isso é melhor entender o comportamento do produto segundo as suas variações e fazer a previsão de vendas dia a dia. Se eu preciso fazer um pedido que vá  cobrir a venda dos próximos 5 dias, e entre eles há um fim de semana, ele  certamente será diferente de um pedido para o meio da semana.

A essa altura você já deve estar pensando:

“Legal, mas como posso fazer isso  com um sortimento de 5, 10, 15 mil itens, impossível!”

E você está certo.

Tal como o índio, não dá para ficar atirando na caravana inteira, a esmo. Temos que saber quem são os líderes e os melhores atiradores. Se acertarmos neles, ganhamos o combate. Nos outros só gastamos chumbo.

Com o sortimento se passa o mesmo

Quais os produtos que realmente importam? Quais os mais relevantes para o cliente e o negócio?

Como prever a venda desses produtos de maneira ágil e eficiente? Existe solução para isso?

Felizmente, sim.

Graças a Vilfredo Pareto, um economista italiano, e a Joseph Moses Juran, um brilhante consultor romeno.

A eles devemos o conceito da CURVA ABC, da ANÁLISE DE PARETO e da LEI dos 20/80.

O que significa isso?

Para ir direto ao ponto:

Se classificarmos todos os produtos em ordem decrescente do valor de venda dos últimos 30 ou 60 dias veremos que os primeiros 20% do número total de produtos acumulam 80% do valor total da venda!

Em outras palavras, se você tem 10.000 itens ativos no sortimento e fatura R$2.000.000,00 no mês, na sua loja 2.000 itens (20%) fazem R$ 1.600.000,00 da venda. Essa é a turma da pesada.

E qual é a importância disso?

Basta ler a CURVA ABC ao contrário: Você tem 8.000 itens (80%) vendendo apenas R$ 400.000,00. Essa é a turma do fundão. Faz barulho, perturba, mas não contribui em nada.

E, se entre a turma da pesada, quisermos ir mais a fundo, vemos o seguinte: Os primeiros 5% a 10% dos itens já representam 60% do valor da venda. Essa é turma que senta na primeira fila. São eles que levantam a nota da classe.

Voltando aos índios, pontaria neles. Acertou, GANHOU!

Siga com a gente. No próximo capítulo continuaremos falando sobre previsão de demanda e análise da Curva ABC.

 

Robert Scott Wilson

Easemix – Varejo Inteligente

 

Dicas tags: Vida de varejista não é mole não!

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