“Seu depósito está mais para quarto de criança depois da visita dos amiguinhos ou para sala de visita antes dos convidados chegarem?”
Tenho visto muitos varejistas se preocuparem em obter o máximo na negociação do pedido, visando melhorar o resultado da compra, mas negligenciando no restante do circuito. O processo comercial não se encerra no pedido. A recepção da mercadoria é de extrema importância para garantir que a entrega corresponde com o negociado, em produtos, especificações de qualidade, quantidades e condições comerciais. Falaremos sobre isso num próximo capítulo. Hoje quero focar no passo seguinte. Recebida a mercadoria, como você a armazena? Comecemos pelo início. Seu depósito tem um responsável? Aquela pessoa encarregada de determinar onde cada produto deve ficar? Incumbida de manter as coisas em ordem, depósito limpo, e acima de tudo, garantir a integridade do estoque? Sim, por que o estoque no depósito é como o dinheiro na tesouraria.
Ele é o seu patrimônio. Assim como o tesoureiro reponde pela exatidão do saldo em caixa, o encarregado do depósito responde pela exatidão do seu inventário. Ele deve ser a única pessoa com poder de permitir a entrada e retirada de mercadorias, certificando-se do seu registro correto nos sistemas de controle. Se o seu depósito tem portas abertas ou se qualquer funcionário tem acesso não controlado é como se você deixasse a caixa registradora aberta. O depósito deve ter seu acesso controlado, tanto para receber quanto para expedir mercadorias. O segundo critério de caráter obrigatório é a limpeza e organização. No meio da bagunça qualquer problema se esconde. Quando tudo está limpo e organizado os problemas se revelam. Qualquer vazamento, mau cheiro e caixa fora do lugar aparecem!
“Produtos de alto giro devem ficar próximos da saída do depósito para a loja.”
Seguem-se os demais cuidados.
- Preferencialmente os produtos devem ser agrupados por famílias. Assim, produtos similares são armazenados juntos. Isso facilita organização, inventário e evita a contaminação cruzada.
- Os locais de armazenagem devem estar sinalizados e os corredores limpos e desimpedidos.
- O depósito deve conter, como regra geral, apenas caixas fechadas. Sobras de pontas de gôndola, promoções, quebras, trocas e outros itens avulsos devem ser armazenados em locais próprios para esse fim.
- Nunca aproveitar caixas de um produto para armazenar outro produto. Além de propiciar a chamada contaminação cruzada cria um sério problema de inventário e localização de produtos.
- Os produtos pesados devem ser armazenados nas partes mais baixas das prateleiras.
- Observar o nível de empilhamento recomendado nas embalagens.
- Nunca armazenar produtos em contato direto com o piso do depósito.
- Produtos de alto giro devem ficar próximos da saída do depósito para a loja.
- Os produtos devem abastecer a loja obedecendo ao PEPS – primeiro que entra é o primeiro de sai – ou o PVPS – primeiro que vence é o primeiro que sai.
- Os produtos devem ser armazenados na temperatura e condições recomendadas pelo fabricante.
- As câmaras frias devem ter sua temperatura controlada. O uso de epi’s deve ser obrigatório.
- Os produtos não devem estar em contato com as paredes da câmara. Usar caixas e pallets próprios para câmaras frias (nunca madeira e papelão).
- O acesso às câmaras deve ser limitado ao estritamente necessário para reduzir a perda de temperatura e gasto de energia.
“Depósito é um estágio intermediário… Quanto menos tempo o produto ficar ali, melhor. Depósito não é cemitério!”
E quanto menor o estoque mais fácil é organizar o depósito. Em tese o depósito só deveria conter produtos de alto giro, cujo volume de vendas no período de reposição é maior que a capacidade da gôndola no salão de vendas. A maioria dos produtos – cerca de 50% dos itens – vende menos que a gôndola comporta. Em muitos casos, uma caixa do produto pode representar a venda do mês inteiro. Então, não há porque ter mais uma caixa no depósito. Mas não é essa a realidade que se observa por aí. Depósitos estão cheios de mercadorias de baixo giro. Isso é fácil de constatar. Basta passar a mão sobre as caixas. O pó fala por si só!
Tenha sempre em mente: Depósito deve ser pensado como um lugar de passagem da mercadoria. Ele é um estágio intermediário entre a recepção e o salão de vendas. Quanto menos tempo o produto ficar ali, melhor. Depósito não é cemitério! Mantenha seu depósito como uma sala de visitas. As mercadorias são seus convidados. Esteja sempre pronto para recebê-las.
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