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Vida de varejista não é mole não! – Parte 9

Vida de varejista não é mole não! – Parte 9

Posted on
19 de fevereiro de 2018
by Brasil

“Seu depósito está mais para quarto de criança depois da visita dos amiguinhos ou para sala de visita antes dos convidados chegarem?”

Tenho visto muitos varejistas se preocuparem em obter o máximo na negociação do pedido, visando melhorar o resultado da compra, mas negligenciando no restante do circuito. O processo comercial não se encerra no pedido. A recepção da mercadoria é de extrema importância para garantir que a entrega corresponde com o negociado, em produtos, especificações de qualidade, quantidades e condições comerciais. Falaremos sobre isso num próximo capítulo. Hoje quero focar no passo seguinte. Recebida a mercadoria, como você a armazena? Comecemos pelo início. Seu depósito tem um responsável? Aquela pessoa encarregada de determinar onde cada produto deve ficar? Incumbida de manter as coisas em ordem, depósito limpo, e acima de tudo, garantir a integridade do estoque? Sim, por que o estoque no depósito é como o dinheiro na tesouraria.

Ele é o seu patrimônio. Assim como o tesoureiro reponde pela exatidão do saldo em caixa, o encarregado do depósito responde pela exatidão do seu inventário. Ele deve ser a única pessoa com poder de permitir a entrada e retirada de mercadorias, certificando-se do seu registro correto nos sistemas de controle. Se o seu depósito tem portas abertas ou se qualquer funcionário tem acesso não controlado é como se você deixasse a caixa registradora aberta. O depósito deve ter seu acesso controlado, tanto para receber quanto para expedir mercadorias. O segundo critério de caráter obrigatório é a limpeza e organização. No meio da bagunça qualquer problema se esconde. Quando tudo está limpo e organizado os problemas se revelam. Qualquer vazamento, mau cheiro e caixa fora do lugar aparecem!

“Produtos de alto giro devem ficar próximos da saída do depósito para a loja.”

Seguem-se os demais cuidados.

  • Preferencialmente os produtos devem ser agrupados por famílias. Assim, produtos similares são armazenados juntos. Isso facilita organização, inventário e evita a contaminação cruzada.
  • Os locais de armazenagem devem estar sinalizados e os corredores limpos e desimpedidos.
  • O depósito deve conter, como regra geral, apenas caixas fechadas. Sobras de pontas de gôndola, promoções, quebras, trocas e outros itens avulsos devem ser armazenados em locais próprios para esse fim.
  • Nunca aproveitar caixas de um produto para armazenar outro produto. Além de propiciar a chamada contaminação cruzada cria um sério problema de inventário e localização de produtos.
  • Os produtos pesados devem ser armazenados nas partes mais baixas das prateleiras.
  • Observar o nível de empilhamento recomendado nas embalagens.
  • Nunca armazenar produtos em contato direto com o piso do depósito.
  • Produtos de alto giro devem ficar próximos da saída do depósito para a loja.
  • Os produtos devem abastecer a loja obedecendo ao PEPS – primeiro que entra é o primeiro de sai – ou o PVPS – primeiro que vence é o primeiro que sai.
  • Os produtos devem ser armazenados na temperatura e condições recomendadas pelo fabricante.
  • As câmaras frias devem ter sua temperatura controlada. O uso de epi’s deve ser obrigatório.
  • Os produtos não devem estar em contato com as paredes da câmara. Usar caixas e pallets próprios para câmaras frias (nunca madeira e papelão).
  • O acesso às câmaras deve ser limitado ao estritamente necessário para reduzir a perda de temperatura e gasto de energia.

“Depósito é um estágio intermediário… Quanto menos tempo o produto ficar ali, melhor. Depósito não é cemitério!”

E quanto menor o estoque mais fácil é organizar o depósito. Em tese o depósito só deveria conter produtos de alto giro, cujo volume de vendas no período de reposição é maior que a capacidade da gôndola no salão de vendas. A maioria dos produtos – cerca de 50% dos itens – vende menos que a gôndola comporta. Em muitos casos, uma caixa do produto pode representar a venda do mês inteiro. Então, não há porque ter mais uma caixa no depósito. Mas não é essa a realidade que se observa por aí. Depósitos estão cheios de mercadorias de baixo giro. Isso é fácil de constatar. Basta passar a mão sobre as caixas. O pó fala por si só!

Tenha sempre em mente: Depósito deve ser pensado como um lugar de passagem da mercadoria. Ele é um estágio intermediário entre a recepção e o salão de vendas. Quanto menos tempo o produto ficar ali, melhor. Depósito não é cemitério! Mantenha seu depósito como uma sala de visitas. As mercadorias são seus convidados. Esteja sempre pronto para recebê-las.

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